A Datafolha divulgou uma pesquisa nesta quarta-feira (18) que mostra uma grande queda em apoio à democracia, comparado ao ano de 2022, que 79% dos entrevistados mostravam apoio ao regime liberal-democrático. Mesmo com a queda, a democracia continua sendo a forma de governo preferencial, enquanto 8% dos entrevistados preferem um regime ditatorial. O número de indiferentes também aumentou, indo de 11% para 17% neste ano.
No levantamento, foi apontado que a polarização política entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teve um papel significativo na insatisfação contra a liberal-democracia que atualmente vigora no país.
Ante as crises institucionais recentemente deflagradas e ao visível fracasso econômico do atual governo, não é de se esperar que o apoio ao regime liberal-democrático esteja caindo. O povo brasileiro, a cada dia que passa, se encontra em um estado cada vez mais precário de necessidade. O clássico ritual de visitar as urnas a cada quatro anos não parece resolver os problemas do país, muito pelo contrário: apenas acentuá-los.
O atual regime, mesmo se autointitulando como uma democracia, falha em representar o povo na grande maioria das coisas. Pode-se citar a censura à rede social X ocorrido no mês de agosto até os dias iniciais de outubro. Essa violação à liberdade de expressão exercida pelo Supremo Tribunal Federal demonstra que a liberal-democracia é limitada. Problemas esses que não são encontrados no eficiente regime democrático orgânico, dos corpos setoriais.
Um bom regime democrático ocorre quando as classes produtivas do país podem se representar por meio dos seus diversos intermédios, como o próprio sindicato. Algo que não acontece na desagregada liberal-democracia brasileira.
O povo brasileiro quer mudança. Por isso, é bem possível que novas alternativas ao atual regime, falho e obtuso, comecem a ser exploradas pelos inúmeros brasileiros que começam a se sentir cada vez mais insatisfeitos com a atual situação do país. A instituição de uma verdadeira democracia, verdadeiramente representativa e eficiente, já é muito discutido. Junto com o desastroso desempenho de aprovação ao atual governo, com 35% o aprovando e 34% considerando-o péssimo, não tardará para que as ruas se manifestem contra o atual regime.
A pesquisa da Datafolha patenteou o sentimento geral de um povo cansado de malabarismos jurídicos e políticos. A confiança do povo brasileiro nas instituições democráticas continua a ser corroído a cada instante. Todas as vezes que uma decisão da Suprema Corte com cara de militância é tomada, o povo — e isso sem distinção de posicionamento partidário — confia menos nas instituições reformadas em 1988.
E por qual motivo poderia isso ocorrer? Não é a democracia o sistema mais justo e confiável de todos os tempos? Como pode a população, em um cenário como o nosso, perder a confiança nas instituições democráticas? Ora, é uma pergunta bem simples de se responder: não há confiança na democracia pois a democracia está se corroendo por dentro através do regime liberal-democrático.
Tantos partidos, e nenhum representa nada. Tantos mecanismos jurídicos, e nenhum deles têm sido usado de forma razoável pelas autoridades do sistema judiciário.
É um cenário infeliz verificado em todos os níveis: as autoridades policiais estão recorrendo à violência, porque sabem que, ao levar o delinquente para a delegacia, ele será rapidamente solto.
É uma insatisfação que cresce em todo o mundo, uma crescente dúvida contra os atuais governantes: a liberal-democracia realmente é para o povo?
Autor: João Guilherme e J.M.
Fontes:
Carta Capital. Datafolha: apoio à democracia cai, mas 69% ainda veem como melhor forma de governo no País. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/datafolha-apoio-a-democracia-cai-mas-69-ainda-veem-como-melhor-forma-de-governo-no-pais/.
Poder 360. Apoio à democracia no Brasil cai para 69%, diz Datafolha. Disponível em: https://www.poder360.com.br/poder-pesquisas/apoio-a-democracia-no-brasil-cai-para-69-diz-datafolha/.
Datafolha: 69% dizem preferir a democracia no Brasil; eram 79% em 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/12/datafolha-69-dizem-preferir-a-democracia-no-brasil-eram-79-em-2022.shtml.
Datafolha: Lula tem 35% de aprovação e 34% de reprovação após 2 anos de governo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/12/datafolha-lula-tem-35-de-aprovacao-e-34-de-reprovacao-apos-2-anos-de-governo.shtml.